Há muita especulação se tomar água da torneira faz mal à nossa saúde ou não, e se o ideal seria consumi-la do tipo mineral. Entenda!
A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores, pois, ao mesmo tempo em que a água da torneira é recomendada para consumo, também é preciso ser tratada.
Por isso hoje trouxemos informações para ajudar a esclarecer se é seguro tomar água da torneira sem antes filtrar ou purificar. Continue lendo para saber mais.
Tomar a água da torneira faz mal em algumas situações
De modo geral, a água da torneira é própria para consumo, mas, isso vai depender do tratamento que ela recebe.
As empresas de tratamento de água usam diferentes técnicas e investimentos nesse sentido (alguns, melhores do que outros).
Por isso, em algumas localidades, a água que chega diretamente na torneira pode ter substâncias químicas e microorganismos que fazem mal à nossa saúde.
Dentre elas, podemos citar:
- Arsênico (substância considerada cancerígena);
- Compostos orgânicos voláteis (podem provocar dores de cabeça e alergias cutâneas);
- Fluoreto (chamado de flúor, pode contribuir com baixa imunidade);
- Metais pesados (como chumbo e mercúrio, que causam muitas enfermidades);
- Bactérias e vírus (microorganismos que causam muitas doenças);
- Alumínio (pode provocar alterações no sistema gastrointestinal);
Embora a água mineral seja uma alternativa de água de melhor qualidade, ainda é preciso preocupar-se com a questão do BPA, ou bisfenol-A.
Trata-se de um composto encontrado em grande quantidade no plástico das garrafas, que pode provocar câncer, problemas hormonais, doenças cardíacas e diabetes.
Portanto, tomar água da torneira ainda é a melhor alternativa para o consumo humano, embora ela possa vir contaminada em alguns lugares.
Usar o filtro ou purificador
Mesmo que as empresas de abastecimento tratem bem a água que chega às torneiras, isso não tira totalmente possíveis substâncias presentes.
Ao mesmo tempo, a água mineral em garrafa plástica também não é muito recomendável em longo prazo. Portanto, a melhor forma de fazer um tratamento por conta própria e se prevenir é filtrando essa água.
Ao usar um filtro ou purificador, é possível tirar grande parte de resíduos químicos, microorganismos e demais impurezas. Até mesmo areia, ferrugem e algas são possíveis tirar com o processo de filtragem, mas é importante ficar atento ao tempo de uso do filtro, que possui um prazo de validade determinado.
Em suma, a vantagem dos purificadores é que eles bloqueiam resíduos diversos usando tecnologia como ozônio e raios UV. Mas, independente disso, tanto o filtro em si, quanto os purificadores garantem um consumo mais saudável da água da torneira.
Como evitar contaminações ao beber água da torneira?
Caso você ainda não tenha filtro ou purificador, a dica para tratar a água da torneira é passá-la em um pano limpo para reter impurezas maiores e depois fervê-la.
Se você tem dúvidas se tomar água da torneira faz mal ou se já a utiliza proveniente de um reservatório, precisa ter outro cuidado quanto à higiene. O ideal é limpar a caixa d’água ou qualquer outro local similar a cada 6 meses, ou quando notar que a coloração do líquido está anormal.
Sobre o filtro, a recomendação é fazer a troca da vela, pelo menos, a cada 6 meses, e do componente na totalidade depois de 5 anos. Assim como os purificadores, que também precisam ser limpos constantemente para evitar qualquer tipo de contaminação.
Resumindo, tomar água da torneira faz mal à saúde quando ela não recebe nenhum tipo de tratamento ou, pelo menos, é filtrada. Mas observando esses cuidados mínimos, você terá água natural e segura para beber.
Se ajudamos você com este conteúdo, por favor, lembre-se de compartilhar!
Imagem: Artusius via Canva.